terça-feira, 25 de março de 2008

Den Haag, Amsterdam, Delft e Rotterdam!

Esse foi o roteiro desse fds que passou!
Como tive 4 dias de folga (sex, sáb, dom e seg), resolvi aproveitar, mas sem gastar muito!
Diferente do Brasil, aqui não existe sexta-feira santa. Eu tive a sexta-feira de folga pq toda sexta é minha folga, mas aqui o feriado é na segunda. Então, tive 4 dias!!! Uma blz!!

Na sexta, eu e a Damila fomos para Den Haag... quer dizer, eu moro em Den Haag, mas não conheço muito pontos turísticos por aqui. Como o tempo tava uma bosta... sim, uma BOSTA... um vento do caramba, tava difícil para andar e chovendo.... affff... ninguém merece. Bem no dia que resolvemos sair faz esse tempinho de merda! Por causa disso, paramos por um bom tempo em um lugar coberto. (como eu disse no começo, a intenção era economizar, então pegamos o trem até o centro e resolvemos bater perna, ao invés de pegar outro trem!). E ai, perdemos tempo! Acabamos indo só no Panorama Mesdag! Mas, valeu a pena! O lugar é legal!


São 360 graus de pintura e areia! A areia é de verdade, o fundo é só pintura. O visitante fica no meio, mas foi tudo tão bem planejado, que não da para ver qdo começa(em baixo) e qdo termina (em cima) a pintura. Então, acaba confundindo a visão, pq vc não sabe se a pintura está longe ou não de vc.


Voltei para casa e comecei a arrumar minhas coisas para ficar alojada na casa da Gabi esse fds! rs
Na sexta mesmo eu já dormi lá!

No sábado, acordamos cedo para ir a Amsterdam. A Damila foi junto!
Demos uma passada no museu do sexo. rs




Tinham até alguns brasileiros por lá também, pq vira-e-mexe ouvíamos um pessoal falando português.
O museu tinha algumas fotos de sexo de décadas atrás. Alguns bonecos que se mexiam e tal. Mas a parte que eu achei mais forte foi a sala de sádicos.... afff.... no coments!



Saímos de lá e demos de cara com uma passeata, que até agora não tenho total certeza sobre o que eles estavam discutindo, mas acredito que seja contra o Bush e outros terroristas (rss), ainda vi placa contra o racismo (pelo menos, parecia), então devia ser sobre esses dois assuntos. Mesmo não entendendo nada do que eles falavam, nós 3 resolvemos ficar no meio da multidão, qdo todo mundo batia palma, agente batia, quando todo mundo gritava, agente gritava... rsss.... tbém tinha uma banda de rap tocando lá... nem curto rap, mas era música e agente dançava também para ficar com menos frio.


Aahhhhh... a passeata era na frente de uma igreja. Não sei se eles fizeram de própósito (pq aqui a religião não é tão importante entre as pessoas) ou se era pq lá a praça era grande e cheia de turistas.


Obs.: Quase esqueci que o feriado era da páscoa! Aqui vc precisa procurar ovo para comprar. Não são os ovos que te encontram, como no Brasil. Inclusive minha host ficou impressionada quando eu mostrei uma foto com todos aqueles ovos pendurados que ficam aí. Disse que nunca tinha visto nada assim.

Demos uma volta pelas lojinhas de Adam! E a Damila teve que ir embora para trabalhar. Esses hosts dela não tem dó de fazer ela trabalhar em pleno sábado à noite, né?


Um amigo dutch da Gabi ainda chegou a ir ao nosso encontro no final do dia. Mas esses dutchs não são nada cavalheiros. Eu sei que posso parecer bem antiquada para algumas pessoas, mas enfim, eu adoro ser tratada com princesa. Princesa mesmo!!!! Só não vai precisar se ajoelhar para me cumprimentar... mas de resto... coisas como, abrir a porta para eu entrar em algum lugar, me deixar escolher a mesa que eu quiser sentar, pagar a conta (tudo bem, essa dá para dividir de vez em qdo...rs). Mesmo sendo só um amigo, sabe???? Isso se chama: GENTILEZA!
E descobri que a maioria dos holandeses não se preocupam com isso! Pequenas coisas, como: andar na frente, sem nem se importar se estávamos atrás ou não, dividir a conta (sendo que NÓS gastamos menos do que pagamos!!!!), escolher a mesa sem nem perguntar para agente qual mesa que NÓS queremos... nossssa!!!!! Estou decepcionada com as gentilezas daqui!!!!! Acho que meu namorado me acostumou muito mal!!! E eu fico pensando que todo mundo vai me tratar tão bem como ele....rs
Pensando bem, ele não me acostumou mal não. Eu mereço ser tratada assim! Claro que mereço! rs
AZAR DE QUEM ME TRATA DESSE JEITO! hahahaha...

Demos uma passada na Red Light:




Mais tarde, fomos para um bar de gelo. muito loko!!!! Pagamos em uma lojinha de turistas, acho. Pq a Gabi que conhecia, e assim pagaríamos mais em conta: €12,50 por 20min lá dentro. Se vc pensar bem, é meio carinho, mas vale muito a pena! Principalmente para quem nunca tinha visto neve na vida...haha


Tem uma pessoa no bar que dá mais uma jaqueta para vc usar lá dentro, fica a seu critério usar ou naum. Eu falo isso, pq um casal na nossa frente recusou! Eu aceitei, peguei luvas extras e tava quase pegando uma outra bota que eles também emprestavam... hahaha
Lá dentro eles deram um cocktail (coquetel) num copo também de gelo! Mas agente não podia ter tirado foto! Pq quem tira são eles (e eu acho que eles vendem para vc depois). Ainda bem que a Gabi tirou um monte de mim antes do cara falar alguma coisa...rs

Depois disso tudo começou a nevar!!!!!!!!!!!!!! Mas era uma neve bem fraquinha....


uhuhuhuhuhuhhh.... nem acreditava que estava em Amsterdam e vendo neve!!!! Para mim aquilo fechou meu dia com chave de ouro!!!!



No domingo, fomos para Delft. Uma cidade bem pertinho de Den Haag. Daria até para ir de bike, se estivéssemos dispostas a andar 1h de bike. rsss...Como nenhuma das duas estava disposta o suficiente para pegar frio, vento e neve, resolvemos ir de trem. Também pegamos neve, mas não chegava a cobrir o chão de neve.



Fomos para um museu que contava a história de William Van Orange -`father of the country`. E conhecemos outros lugares lá perto também...




Olha essa pintura. Se vc observa o quadro do lado esquerdo, o pé do homem de amarelo está virado para a esquerda.




Mas, se vc olha o quadro da direita, o mesmo pé do cara de amarelo está virado para frente.




Esse é o parque do museu:



Agora com neve:




Segunda fomos para Rotterdam, mas no meio do caminho, vimos que a neve aquela noite tinha sido forte o suficiente para cobrir o chão... achamos incrível e a Gabi quis parar em Delft de novo, para tirarmos fotos com a neve - antes que derretesse pq o sol estava saindo...rs



Depois q tiramos as fotos, brincamos com as bolinhas de gelo e encharcamos as luvas, resolvemos prosseguir a viagem sentido R`dam!
Encontramos as Casas Cubo:


Há apenas uma que está aberta a `visitantes-pagantes`...rs
Todas as outras têm moradores Eu até pensei que podíamos visitar todas as casinhas, mas a moça explicou que há moradores... hehe


R`dam é uma cidade bem moderna. As construções são bem diferentes de toda a Holanda. Mas só é desse jeito graças a Segunda Guerra Mundial. Pq a Alemanha atacou a Holanda e destrui quase toda a cidade de Rotterdam. Aí o governo foi `obrigado` a reconstruir a cidade.



E esse é o maior porto do mundo:


Essa máquina é própria para os turistas. Vc escolhe o seu trajeto e imprime o mapa do local (DE GRAÇA!!!!). Na verdade, depende do local, pq nas estações de trem maiores vc encontra uma máquina toda azul que tem a mesma função.



(P.S: I LOVE YOU!)

4 comentários:

Unknown disse...

Filha, amei o seu roteiro! Vc podia dizer de quem são as pinturas. Quem é o pintor? São perfeitas! Parecem ser de Renoir ou Debret. Essa cidade parece a minha cara! É tudo com muita história, muito bem preservado, tudo muito bem cuidado..parece aqui!!!! Que destroem até os orelhões!!! Imagine museu!!!Jardins!!! Monumentos históricos!! Igrejas!! É tudo muito lindo e é pena que o brasileiro não sabe cuidar de cultura!!! E a neve então? Parece que sempre é Natal!!! Muito legal! Rotterdam então com aquelas casas cubo...que idéia genial!!! Depois eu falo mais, beijos!!!

Eu mesma disse...

Nossa!!! adorei seu último post!! diferente de tudo que eu já tinha ouvido falar da holanda!!!!!

Gabi disse...

Oi Ra!
Nosso final de semana realmente foi muito legal,
e que todos sejam uma aventura, mesmo com o "tempinho de bosta" hahah
Beijao

Bruno disse...

Oi,

então, estou indo para Holanda, gostaria de falar contigo, pedir dicas, sei lá, se estiver disposta a me ajudar, agradeço; )

meu msn brunosemii@hotmail.com
orkut: Bruno Juppa (único)

Thanks

Bruno